top of page
  • Cristiane Geminiano

Como criar um plano de marketing






Antes de avançarmos para os pontos que não podem faltar no seu plano de marketing, é preciso entender que o plano de marketing serve para direcionar as ações das equipes com base nos objetivos da empresa. Com ele é possível determinar metas e reavaliar no meio do percurso para alterar rotas.


Este documento deve conter os objetivos, metas, prazos, estratégia a ser utilizada, plano de ações, orçamento e indicadores.


Entenda o mercado


Para que seu objetivo seja bem sucedido é importante pesquisar o mercado, fazer uma análise do macro e do microambiente para entender o cenário atual, identificar ameaças e oportunidades e identificar as tendências de mercado para fazer futuras projeções..


O macro ambiente envolve condições externas, às quais não temos controle, mas entender este cenário é fundamental para determinar as ações do microambiente, que são as que podemos controlar.


Ameaças e oportunidades


Estes são os dois elementos fundamentais de uma análise de mercado. Identificar as ameaças que os fatores externos oferecem, ajuda a criar ações que possam proteger a empresa e dirimir os possíveis danos, assim como a possibilidade de conhecer oportunidades que possam alavancar a empresa.


Análise PASTEL / PESTEL


O macro ambiente envolve fatores que influenciam o mercado e interferem nos resultados da empresa, inclui fatores Políticos, Ambientais (ou Ecológicas), Socioculturais, Tecnológicos, Econômicos e Legais, as iniciais destes componentes formam o acrônimo PASTEL ou PESTEL.


Política - Qual o cenário político atual do país onde a empresa está estabelecida e dos países em que ela atua, tem parcerias, clientes e fornecedores?


Ambiental / Ecológica - Quais as questões ambientais que podem afetar a empresa? De que forma a empresa pode contribuir para o meio ambiente? A empresa tem uma política ambiental? Esta política está de acordo com as leis ambientais? As ações da empresa condizem com o cenário ambiental? Existe alguma política que precisa ser revista? Mudanças climáticas podem afetar meu negócio de que forma? Meu produto utiliza matéria-prima escassa? É possível substituir alguma matéria prima natural sem comprometer a qualidade do meu produto? De que forma minha empresa repõe recursos naturais? Se estes recursos faltarem, como meu negócio será afetado?


Sociocultural - Os fatores sociais e culturais influenciam em crenças e costumes do público alvo, entender este cenário é fundamental para garantir que as ações que envolvam a comunidade sejam bem sucedidas.


Tecnológica - Os fatores tecnológicos envolvem a forma de comunicação, de operação, de distribuição e o grau de complexidade de entrega de um produto ou serviço. Qual o grau de dependência tecnológica e qual o grau de complexidade de determinada tecnologia? O público alvo vai saber interagir com as tecnologias? Quais são os incentivos tecnológicos disponíveis? Qual o nível de inovação tecnológica e qual o conhecimento que o mercado possui sobre as tecnologias que envolvem as operações?


Sabendo destas informações, vale a pena investir em determinada tecnologia? É preciso educar o público para usar as tecnologias que envolvem meu produto ou serviço? O meu país comporta determinada tecnologia para que minha empresa possa entregar o que promete ou devo terceirizar ou buscar aportes externos? As tecnologias que envolvem minha cadeia produtiva são disruptivas ou estão obsoletas?


Todas estas perguntas refletem a análise tecnológica que pode envolver sua empresa e seu negócio.


Econômica - Os fatores econômicos influenciam diretamente os preços dos produtos e serviços, potencial de vendas e sua rentabilidade, por isso é importante analisar índices como inflação, taxa de desemprego, taxa de câmbio, juros e crescimento econômico.


Legal - Os fatores legais concentram questões como segurança, direitos e deveres e determinam a forma de atuação da empresa. Entender as leis que regem todo âmbito do negócio, como fatores ambientais, tecnológicos, trabalhistas, entre outros é fundamental para garantir que o negócio cumpra todas as exigências regulatórias e se mantenha em conformidade com a área de atuação.


Além disso, é importante considerar questões éticas que, muitas vezes, não infringem a legislação vigente, mas podem confrontar os valores da empresa, da comunidade local e do público alvo.


Microambiente


Os fatores que temos controle e podem alterar ou interferir são chamados de microambiente,são os agentes ao redor da empresa que muitas vezes afetam a capacidade competitiva. Se refere ao público alvo, aos clientes, à concorrência, fornecedores, intermediários, parceiros, prestadores de serviços, política interna.


Depois da análise macro e micro ambiente é hora de fazer um diagnóstico do negócio para entender a capacidade da empresa se atentando para o número de colaboradores, estrutura da empresa, capacidade de atendimento e produção, volume de vendas, recursos disponíveis e posicionamento atual.


Análise SWOT

Assim como no macro ambiente se analisa as ameaças e oportunidades do mercado, no micro ambiente é necessário analisar os pontos que merecem atenção a fim de blindar, ou ao menos, dirimir as situações que podem interferir no seu plano de ação.

Análise SWOT, também conhecida com analíse FOFA ajuda a identificar onde a empresa está indo bem e onde ela precisa melhorar, suas forças e fraquezas, (os Fs do FOFA), já as ameaças e oportunidades (o O e o A do FOFA) se referem as situações externas às quais não temos controle, porém devemos tentar nos proteger quando o assunto é ameaça e aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado, estes dois pontos são externos e estão relacionados ao mercado, muito próximos da Análise PASTEL.

Entender este cenário é de suma importância para elencar as ações de marketing do seu negócio com foco nas melhorias que podem ser feitas, aproveitando as oportunidades disponíveis no mercado e criando ações para proteger o negócio das ameaças.

Depois desta análise é hora de apontar o caminho que a empresa deseja seguir, quais pontos ela quer trabalhar para melhorar? Quais ações podem tomar que vão colaborar para os resultados desejados? Estabeleça metas e crie um plano de ação.


Criando um plano de ação

Definido os objetivos é hora de agir, mas não é apenas sair fazendo de qualquer jeito. É preciso criar um plano de ação antes de colocar a mão na massa.

Criar um plano de ação é importante para definir as ações que vai tomar, um prazo para executar e um acompanhamento para entender se as ações estão dando resultado ou se precisam de ajustes. E uma ótima ferramenta para isso é a matriz 5W2H que consiste em responder as 7 perguntas básicas para criar um plano de ação.



Os 5 W se referem às clássicas perguntas do jornalismo:

  • What – o que será feito?

  • Why – por que será feito?

  • Where – onde será feito?

  • When – quando?

  • Who – por quem será feito?

Os 2H completam o questionário:

  • How – como será feito?

  • How much – quanto vai custar?

Estabeleça um prazo de implementação das ações e monitore o desempenho neste período, avalie os resultados e faça os ajustes necessários para que o objetivo seja atingido.


Concluído o plano de marketing e hora de planejar a comunicação. Quem é o público alvo, quais canais ele utiliza, Qual será a estratégia utilizada? Determine objetivos, metas e defina os indicadores e reavalie periodicamnete até o fim da campanha para fazer ajustes caso necessário.


Quer saber como está a sua estratégia de comunicação? Solicite um Diagnóstico de Comunicação.






13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page